Tudo sobre o Controle de Ponto Home Office

O Controle de Ponto Home Office, é a maneira mais eficaz de controlar as jornadas de trabalhos de colaboradores que fazem suas atividades externas.

 

Perante nossa legislação, o trabalho home office já é uma realidade e é totalmente legal. Segundo a regulamentação CLT, é aplicado aos trabalhadores Home Office os mesmos direitos de colaboradores internos, com uma única diferença: a obrigatoriedade das empresas em disponibilizar os equipamentos para seus colaboradores executarem suas atividades, como auxiliar financeiramente em contas de luz, internet, fornecimento e manutenção dos equipamentos de trabalho, dentre outros.

As mudanças aplicadas pela CLT têm como intuito dar maior flexibilidade e segurança, tanto para as empresas quanto para seus colaboradores.

Porém, vale ressaltar que os direitos e deveremos aplicados aos trabalhadores que estão em home office são diferentes dos trabalhadores que exercem sua função diariamente externo a empresa. Para entender melhor é preciso frisarmos a diferença entre trabalho home office/remoto do trabalho externo, pois, o home office ou remoto, trata-se de todo serviço dedicado fora das dependências da empresa, através de tecnologias de comunicação e serviço, já o externo aplica-se a vendedores, técnicos de manutenção e instalação de equipamentos.

Desta forma fica mais claro entender que o trabalho Home Office é o tipo de atividade que poderia ser realizada dentro da empresa, mas é realizada fora, conforme acordo entre partes, tais efeitos jurídicos de subordinação para trabalhos presenciais se aplicam, desta forma, possuem os mesmos direitos e deveres de qualquer colaborador da empresa.

 

Vantagens para a empresa em adotar o regime home office

O trabalho Home Office é conhecido como o trabalho do futuro devido às vantagens que agrega para as empresas. Além da flexibilização, que reproduz uma maior produtividade nas atividades executadas, a empresa também tem uma redução considerável de gastos, sem perder a qualidade. Dentre essas vantagens, é possível citar:

  • Redução dos encargos sociais (vale-transporte, alimentação, etc.);
  • Contratação de serviços ou compra de produtos com preços reduzidos;
  • Vantagens fiscais;
  • Possibilidade de otimização das atividades de seus colaboradores para melhor atender as necessidades da empresa;
  • Aquisição de maior desempenho e engajamento com a empresa por parte de seus colaboradores;
  • Amparo por leis trabalhistas bem estruturadas.

 

Desvantagens para a empresa em adotar o regime de trabalho home office

O trabalho Home Office traz muitos benefícios a empresas e colaboradores que possuem um processo de gestão de equipe bem estruturado e engajado. Porém, esse modelo de trabalho pode ser muitos problemas para empresas que não possuem essa organização e confiança entre os membros de sua equipe, acarretando atraso na entrega de tarefas e, consequentemente, prejuízos à empresa.

Outra grande desvantagem para uma empresa desestruturada em adotar o regime de trabalho Home Office é não ter um controle de ponto home office que permita o registro correto de início e término da jornada de trabalho do colaborador, sem tal informação, implica no registro incorreto das horas trabalhadas, além de não ser homologado.

Em ambos os cenários os resultados são únicos: acarretam prejuízos financeiros e de cronograma para as empresas. Por esse motivo, é essencial garantir o acompanhamento do desempenho de seus colaboradores.

 

Vantagens para o colaborador em adotar o regime home office

São inúmeras as vantagens para um colaborador executar trabalhos Home Office, tanto que têm sido uma forma de trabalho mais procurada nos últimos anos pela nova geração, porém, dentre essas vantagens, podemos classificar algumas:

  • O trabalho Home Office torna-se mais atrativo pela possibilidade de ter um tempo maior com a família, pois, conseguem administrar seus horários com maior facilidade;
  • Comodidade e a vantagem de não ter que se deslocar até a empresa, o que reduz o estresse e o torna mais produtivo;
  • Autonomia e independência na entrega de tarefas, com uma disciplina regrada, o colaborador define metas em sua agenda e o horário para entrega de tarefas;
  • Otimização de tempo, o colaborador através de um cronograma e organização, ele terá um melhor desempenho.

Desvantagens para o colaborador adotar o regime de trabalho home office

Quando uma empresa não possui um processo bem estruturado de gestão e acompanhamento de equipe, o trabalho Home Office pode trazer algumas desvantagens a seus colaboradores. São essas desvantagens: 

  • Exercer uma carga horária excessiva ou inferior a contratual por falta de acompanhamento;
  • Obter uma jornada de trabalho indefinida;
  • Incerteza ou descontrole do seu desempenho nas atividades propostas;
  • Realizar vazamento de informações sigilosas da empresa de forma direta ou indireta.

Tais desvantagens são facilmente aniquiladas quando uma equipe está sob supervisão de um sistema de controle de ponto home office, pois, trará maior eficácia as tarefas e troca de informações.

 

Quais empresas ou setores podem adotar o regime home office?

O trabalho Home Office pode ser adotado por qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, que possua colaboradores externos, que necessitam realizar viagens, visitas e para o modelo de trabalho home office, ou como nomeado pela CLT “teletrabalho”, etc. Já é de conhecimento que esse tipo de trabalho vem sendo utilizado mundialmente, devido à comodidade para os colaboradores e a redução de gastos para a empresa, está opção tem sido constantemente adotada.

 

Por que é importante fazer o controle de ponto Home Office?

A Lei nº 7.855 informa que não há necessidade de registro de ponto para trabalhadores externos, uma vez que não há a possibilidade de controlar seus horários e tão pouco o estabelecimento de um. Porém, o controle de ponto online home office chegou para tirar este desfalque das rotinas das empresas e de seus colaboradores com muita tecnologia, pois, permite firmar uma jornada de trabalho bem como controlar horas extras realizadas, atrasos ou faltas.

 

Como funciona o controle de ponto home office?

O controle de ponto Home Office é o mais eficaz como dito anteriormente, pois, pode ser feito através de um smartphone, tablet ou um navegador de internet através de aplicativo e por todas as interfaces, ou seja, tanto o gestor quanto o colaborador. O software de controle de ponto online permite a visualização do local de trabalho no qual o colaborador está por meio da tecnologia de geolocalização instalado no aplicativo. Além disso, envia lembretes para o colaborador informando o horário de marcação de ponto de entrada, pausas e saída. 

Abaixo, iremos explicar algumas das possibilidades que o software de ponto online oferece aos seus usuários, sejam gestores ou colaboradores:

  • Transforma o RH das empresas com uma gestão mais inteligente e controlada;
  • Realiza o fechamento de folha de pagamento com mais eficiência, versatilidade e maior segurança;
  • Relatórios completos sobre a jornada de trabalho individual de cada colaborador
  • Permite operações complexas de forma simples e rápidas como, correção de registro de ponto, lançamento de horas extras, inclusão de atestados, registros de faltas;
  • Possibilita o registro de ponto offline em caso de ausência de internet;
  • Software projetado para atender os requisitos da Portaria n° 373 e nº 1.150 do MTE (Ministério do Trabalho);
  • Disponibiliza dados em tempo real sobre os colaboradores e suas marcações;
  • Tecnologia aplicada que evita fraudes, invasões e outras formas de violação dos dados registrados por seus colaboradores.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Caso tenha mais dúvidas sobre este assunto, fale com nossa equipe através desta página, deixando uma mensagem que em breve iremos responder.

Copyright © 2018 DATAPONTO Qualidade é Prioridade (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para DATAPONTO

Projeto webDNA