Bater ponto: como incentivar os funcionários?

O ato de bater ponto é presente na maior parte das empresas. Apesar disso, há diversos relatos de problemas nesse registro. Os problemas técnicos são facilmente resolvidos com a ajuda de uma equipe especializada na manutenção dos aparelhos. Contudo, os problemas que envolvem falha humana, carecem de um pouco mais de atenção.

Antes de apresentarmos como incentivar os colaboradores, vale a pena dissertarmos sobre o que leva o colaborador a não registrar o ponto

Bater ponto

Esquecimento

Pode parecer óbvio e, muitas vezes, uma mera desculpa. Mas o fato é que muitos colaboradores realmente esquecem de realizar as marcações de entrada, saída e pausa. Isso acontece, na maior parte das vezes, devido ao registro de ponto não ser um hábito na vida do funcionário. Seja por vir de uma empresa com outra cultura ou pelo método de registro ter sido implantado na instituição recentemente.

Não entende a importância de bater ponto

Bater ponto pode ser visto, pelos colaboradores, como algo de pouca relevância, por exemplo, e que não merece uma atenção diária. Por essa razão, acabam não priorizando esse registro ou marcando apenas algumas vezes.

Marcação incorreta

Outro erro comum entre os colaboradores é a marcação incorreta do ponto. Algumas vezes, pode ocorrer do ponto ser marcado fora do horário correto, ou do colaborador não marcar o retorno da pausa. Então, esse tipo de atitude compromete a validação das informações e horas trabalhadas.

Afinal, bater ponto é algo obrigatório?

 

Bater ponto

 

Sim, a lei trabalhista diz que é obrigatório, a estabelecimentos com número superior a 20 colaboradores, registrar o ponto. Bater ponto proporciona segurança jurídica tanto para a empresa quanto para o funcionário. A partir das informações registradas, é possível garantir direitos e impedir que injustiças, com relação ao pagamento, sejam cometidas.

Apesar disso, nem todos os colaboradores se enquadram na obrigatoriedade do registro de ponto. Caso haja um acordo entre as partes, em alguns casos, é possível haver uma flexibilização da obrigatoriedade.

Jairo Ramos, autor do livro “Curso de Legislação Trabalhista (9ª Edição – O Manual do Profissional de RH/Adm. De Pessoal, 2019)” afirma que “estão desobrigados da marcação de ponto aqueles que ocupam cargos de confiança, bem como os que trabalham em serviços essencialmente externos e que não estão sujeitos a horários”.

Dessa maneira, é importante atentar-se aos funcionários que não integram o grupo de isenções e verificar como otimizar e assegurar que o ato de bater ponto está sendo realizado por estes.

Como incentivar um funcionário a bater ponto?

Bater ponto

Acompanhe diariamente

É imprescindível que a equipe de RH cheque, dia após dia, se o ato de bater ponto está sendo realizado. Cabe à empresa assegurar o registro das informações, portanto, é preciso identificar o quanto antes caso o funcionário não esteja batendo o ponto corretamente.

Explique a importância de bater ponto

Realize reuniões esporadicamente para reforçar a importância do registro de ponto. Muitos colaboradores realizam a marcação por terem sido instruídos da atividade, mas não sabem o objetivo real. 

Não permita que os seus funcionários enxerguem o ato de bater ponto meramente como um método de controle. Apresente o que a legislação diz a respeito e esclareça as eventuais dúvidas que surgirão.

Instrua sobre o funcionamento

Especialmente ao contratar um novo colaborador, é essencial explicar, passo-a-passo, como bater ponto. Seja qual for o método utilizado para registro, é imprescindível que o funcionário entenda o funcionamento e consiga bater o ponto.

Aponte os benefícios de bater ponto

Explique como a empresa ou o colaborador poderia ser afetado negativamente por um erro no registro. Falta de pagamento das horas extras ou adicional noturno, processos trabalhistas, falta de confiança e outros problemas podem vir a ser consequência do registro incorreto de ponto.

Ofereça bonificações/vantagens

Proporcionar bonificações em dinheiro e folgas aos colaboradores mais pontuais é uma forma de incentivar o registro correto do ponto. Além disso, ainda promove a valorização do profissional, que se sente recompensado e reconhecido.

Advirta, se necessário

Caso já tenham sido tomadas as medidas anteriores e, ainda assim, os problemas persistem, é necessário advertir o colaborador. Uma conversa individual pode mostrar o valor e importância desse registro, além de esclarecer o que tem impedido o funcionário de marcar o ponto corretamente.

Acompanhe o nosso blog para mais dicas e orientações sobre bater ponto.

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