Quando realizar a manutenção de relógio de ponto?

Antes de falarmos sobre a manutenção de relógio de ponto, gostaríamos de explicar o funcionamento e uso do aparelho.

Há duas variações de relógios de ponto disponíveis no mercado: o cartográfico e o eletrônico. Os relógios cartográficos realizam a leitura de cartões de ponto, efetuando, então, um processo manual para o registro de jornada. 

Já os relógios eletrônicos, realizam a marcação de horas através da leitura biométrica, aproximação de cartões ou inserção de senhas pessoais. Os relógios eletrônicos, também conhecidos como REP, devem seguir normas estabelecidas pelas leis trabalhistas e emitir comprovantes aos colaboradores.

A adesão de um relógio de ponto é essencial e obrigatória para empresas com mais de 20 colaboradores. Ela garante que os direitos e deveres dos colaboradores, com relação aos horários de trabalho, pausas e horas adicionais, sejam assegurados. Além disso, proporciona segurança jurídica a empresa em um possível processo trabalhista.

Vantagens do relógio de ponto

Manutenção de Relógio de Ponto

Anteriormente, a marcação de ponto era realizada exclusivamente de forma manual, em cartões ou livros de ponto. Contudo, por esse método tomar muitas horas de trabalho da equipe de RH, o relógio de ponto se apresentou como uma alternativa ágil e que facilita a validação das informações. Também possibilita maior confiabilidade, pois dificulta a ocorrência de fraudes nos horários registrados pelos colaboradores.

A implantação de um relógio de ponto representa um ótimo custo-benefício, pois, ao realizar periodicamente a manutenção de relógio de ponto, temos a vantagem de ser um aparelho com longa vida útil e que promove economia de tempo e dinheiro para as empresas.

Por que é necessário realizar a manutenção de relógio de ponto?

Os aparelhos de relógio de ponto são usados diariamente por diversos colaboradores. Por essa razão, é imprescindível que estejam em pleno funcionamento e garantam o registro correto da jornada de trabalho dos colaboradores. 

Caso haja algum dano no aparelho e não seja identificado de imediato, pode-se comprometer a marcação de ponto e resultar em uma desvantagem para a empresa no caso de um processo trabalhista, já que não haverá comprovação das horas trabalhadas de cada funcionário.

Manutenção de relógio de ponto corretiva

Quando já foi identificado um dano ou problema no aparelho, é necessário realizar a manutenção corretiva. O objetivo desta manutenção é corrigir falhas que estão prejudicando o bom funcionamento do aparelho.

É importante ressaltar que a manutenção de relógio de ponto deve ser realizada por um profissional que entenda do aparelho, conheça o fabricante e suas particularidades. Caso contrário, as chances de agravar o problema são grandes.

Quando realizar a manutenção nos relógios de ponto

Manutenção de Relógio de Ponto

Como qualquer aparelho, os relógios de ponto precisam de manutenção para garantir o pleno funcionamento. Por ser um equipamento resistente e projetado para oferecer longa vida útil, o REP não necessita de consertos frequentes. Contudo, é importante atentar-se a alguns indícios de que está na hora de realizar uma manutenção: 

Quando existem falhas de comunicação entre o software e o aparelho:

Em algumas ocasiões, como quedas de raios ou de energia, pode ocorrer a troca de IP ao reiniciar o aparelho, prejudicando, assim, o registro das informações. Quando isso acontece, é importante comunicar o suporte ou a equipe de manutenção do seu equipamento o quanto antes. 

Quando o aparelho começa a apresentar lentidão ou dar indícios de problemas:

Se o equipamento demora a emitir comprovantes ou registrar o ponto, é provável que haja um problema na impressora. Nesse caso, o ideal é levar o aparelho a um laboratório onde especialistas realizarão a devida manutenção.

Não há um prazo pré-determinado para a realização da manutenção. Por se tratar de um aparelho com uso diário, é recomendado que empresas com um grande fluxo de funcionários realizem a manutenção a cada 3 meses. Já empresas com um fluxo menor de colaboradores, podem efetuar a manutenção a cada 6 meses.

Importante: não realize manutenções com pessoas que não possuam conhecimento técnico para isso. Na intenção de consertar, pode-se agravar o dano ou afetar uma peça que estava em perfeito funcionamento.

Qual empresa pode realizar a manutenção de relógio de ponto?

Em muitos casos, a própria fornecedora do relógio de ponto já oferece o serviço de manutenção corretiva. Por conhecerem as marcas fornecidas, elas possuem uma maior garantia de qualidade do serviço prestado.

A DATAPONTO é uma empresa experiente e que conta com diversos especialistas em relógios de ponto no seu time de colaboradores. Além de comercializarmos os aparelhos, oferecemos o serviço de manutenção das principais marcas de relógios disponíveis no mercado. 

Gostaria de entender mais sobre os tipos de manutenção ou ter informações sobre como contratar esse serviço? Fale com a nossa equipe através desse link.

Copyright © 2018 DATAPONTO Qualidade é Prioridade (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para DATAPONTO

Projeto webDNA