Presente em um grande número de empresas, o relógio de ponto eletrônico é um dos métodos mais seguros para registro de jornada.
Esse método modernizou as antigas ferramentas de registro, como o registro de ponto em papel ou em relógio cartográfico.
O relógio de ponto eletrônico proporciona mais segurança, armazenamento das informações em tempo real e emite um comprovante ao colaborador. Dessa maneira, se apresenta como uma excelente ferramenta para registro de funcionários e controle do RH.
Apesar de ser uma ferramenta segura, o aparelho físico pode apresentar eventuais problemas. Sejam eles por mau uso, interferências externas ou falhas técnicas, por exemplo, é importante nos atentarmos para solucionar o mais rápido possível.
Portanto, pontuamos neste artigo os possíveis problemas que podem ocorrer no seu aparelho. Esperamos te ajudar a entender cada um deles e procurar ajuda o quanto antes.
Problemas com o leitor biométrico
Um dos problemas comuns no relógio de ponto eletrônico é a falha na leitura biométrica. Por fatores, muitas vezes, pessoais dos colaboradores, pode haver uma dificuldade maior na identificação das digitais.
Nesses casos, é necessário realizar um recadastramento biométrico. É ideal atentar-se ao dedo que se posicione de maneira mais confortável no leitor e, se necessário, cadastrar mais de um dedo. Também recomendamos que o leitor seja limpo, pelo menos, uma vez ao dia.
Queda de energia
Eventualmente, algumas localidades podem estar sujeitas a quedas de energia. Para que isso não venha a impedir o registro, recomendamos a instalação de um nobreak. Dessa forma, o registro de ponto se manterá em funcionamento até que haja o reestabelecimento da energia elétrica.
Falta de papel no relógio de ponto eletrônico
Uma das características do relógio de ponto eletrônico é a emissão do comprovante de marcação aos colaboradores. Esse comprovante garante ao funcionário que seus horários de entrada, saída e pausa foram registrados corretamente.
A ausência do comprovante pode prejudicar a empresa judicialmente, visto que a emissão do ticket é uma das exigências para o uso do relógio de ponto eletrônico, quando a empresa está submetida a Portaria 1510.
Ao perceber qualquer tipo de falha na emissão, é necessário contatar o responsável para que seja realizada a troca da bobina de papel. É importante reforçar que o papel deve garantir as informações durem por, pelo menos, 5 anos.
O relógio não se comunica com a rede
O relógio de ponto eletrônico conta com um software que envia as informações registradas diretamente ao sistema. Esse sistema auxilia o departamento pessoal no controle da jornada dos funcionários. Às vezes, por problemas com a rede, não há essa comunicação e os registros podem ser perdidos.
É importante que essa falha seja percebida o mais rápido possível para que seja solucionada.
Portanto, ao identificá-la, é essencial contatar um suporte técnico para conectar novamente o software ao aparelho.
Horário desregulado no relógio de ponto eletrônico
É essencial que os colaboradores e o responsável pelo departamento pessoal fiquem atentos, diariamente, a marcação de horas nos comprovantes. A atualização do horário pode ser realizada através de uma manutenção corretiva.
Para qualquer um desses problemas, você pode contar com a manutenção e assistência técnica da DATAPONTO.
Evite dores de cabeça ao tentar solucionar esses problemas. Conte com um especialista para isso! Nossa equipe é especializada nos aparelhos que comercializamos e podem evitar danos irreversíveis no seu aparelho.
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