Relógio de ponto eletrônico: Problemas comuns e como lidar com eles

Presente em um grande número de empresas, o relógio de ponto eletrônico é um dos métodos mais seguros para registro de jornada. 

Esse método modernizou as antigas ferramentas de registro, como o registro de ponto em papel ou em relógio cartográfico. 

O relógio de ponto eletrônico proporciona mais segurança, armazenamento das informações em tempo real e emite um comprovante ao colaborador. Dessa maneira, se apresenta como uma excelente ferramenta para registro de funcionários e controle do RH.

Apesar de ser uma ferramenta segura, o aparelho físico pode apresentar eventuais problemas. Sejam eles por mau uso, interferências externas ou falhas técnicas, por exemplo, é importante nos atentarmos para solucionar o mais rápido possível.

Portanto, pontuamos neste artigo os possíveis problemas que podem ocorrer no seu aparelho. Esperamos te ajudar a entender cada um deles e procurar ajuda o quanto antes.

Problemas com o leitor biométrico

Relógio de Ponto Eletrônico

Um dos problemas comuns no relógio de ponto eletrônico é a falha na leitura biométrica. Por fatores, muitas vezes, pessoais dos colaboradores, pode haver uma dificuldade maior na identificação das digitais. 

Nesses casos, é necessário realizar um recadastramento biométrico. É ideal atentar-se ao dedo que se posicione de maneira mais confortável no leitor e, se necessário, cadastrar mais de um dedo. Também recomendamos que o leitor seja limpo, pelo menos, uma vez ao dia.

Queda de energia

Relógio de Ponto Eletrônico

Eventualmente, algumas localidades podem estar sujeitas a quedas de energia. Para que isso não venha a impedir o registro, recomendamos a instalação de um nobreak. Dessa forma, o registro de ponto se manterá em funcionamento até que haja o reestabelecimento da energia elétrica.

Falta de papel no relógio de ponto eletrônico

Relógio de Ponto Eletrônico

Uma das características do relógio de ponto eletrônico é a emissão do comprovante de marcação aos colaboradores. Esse comprovante garante ao funcionário que seus horários de entrada, saída e pausa foram registrados corretamente. 

A ausência do comprovante pode prejudicar a empresa judicialmente, visto que a emissão do ticket é uma das exigências para o uso do relógio de ponto eletrônico, quando a empresa está submetida a Portaria 1510.

Ao perceber qualquer tipo de falha na emissão, é necessário contatar o responsável para que seja realizada a troca da bobina de papel. É importante reforçar que o papel deve garantir as informações durem por, pelo menos, 5 anos.

O relógio não se comunica com a rede

Relógio de Ponto Eletrônico

O relógio de ponto eletrônico conta com um software que envia as informações registradas diretamente ao sistema. Esse sistema auxilia o departamento pessoal no controle da jornada dos funcionários. Às vezes, por problemas com a rede, não há essa comunicação e os registros podem ser perdidos. 

É importante que essa falha seja percebida o mais rápido possível para que seja solucionada.

Portanto, ao identificá-la, é essencial contatar um suporte técnico para conectar novamente o software ao aparelho.

Horário desregulado no relógio de ponto eletrônico

Relógio de Ponto Eletrônico

É essencial que os colaboradores e o responsável pelo departamento pessoal fiquem atentos, diariamente, a marcação de horas nos comprovantes. A atualização do horário pode ser realizada através de uma manutenção corretiva.

Para qualquer um desses problemas, você pode contar com a manutenção e assistência técnica da DATAPONTO. 

Evite dores de cabeça ao tentar solucionar esses problemas. Conte com um especialista para isso! Nossa equipe é especializada nos aparelhos que comercializamos e podem evitar danos irreversíveis no seu aparelho. 

Fale conosco clicando aqui ou acesse o nosso WhatsApp nesse link.

Copyright © 2018 DATAPONTO Qualidade é Prioridade (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para DATAPONTO

Projeto webDNA