Registro de Ponto: Como Controlar os Horários dos seus Colaboradores?

Você sabia que a ausência ou a realização incorreta do registro de ponto pode resultar em processos trabalhistas?

É imprescindível que o gerenciamento de horas seja realizado, proporcionando segurança jurídica tanto para a empresa, quanto para os funcionários. Além disso, o registro é obrigatório para estabelecimentos com mais de 20 colaboradores, pois assegura a validação das informações, caso necessária.

Registro de Ponto

 

Além disso, processos trabalhistas por horas extras não pagas ou não compensadas são frequentes em escritórios de advocacia. Ao optar por um método de registro de ponto, as chances de perda em um processo como esse caem consideravelmente.

Portanto, o método para registro de ponto deve ser escolhido levando em consideração o perfil da empresa e número de colaboradores.

Em conclusão, agora que você já entendeu a importância do registro de ponto, iremos apresentar cada um dos modelos e te auxiliar na escolha. 

Vale ressaltar que os aparelhos para registro precisam ser homologados pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Tendo isso em vista, apresentaremos marcas que seguem as exigências do MTE para garantir mais segurança para o seu negócio.

Registro de ponto: relógio eletrônico

O modelo mais comum e conhecido entre as empresas, é prático e funcional, além de ser ser seguro aos olhos da legislação trabalhista. Além disso, ele trabalha em conjunto com um sistema de registro de ponto que armazena as informações e disponibiliza em tempo real ao RH. 

Há variações nos modelos de relógios de ponto, portanto, fique atento e escolha o ideal para a sua empresa. Reforçamos que todos os modelos apresentados seguem um alto padrão de qualidade e atendem os padrões do MTE e INMETRO.

Relógio Eletrônico Inner Rep Plus TOPDATA

Registro de ponto

Aparelho com alta potência e capacidade de processamento, possui diversas formas de identificação disponíveis. Além disso, dispõe de tela sensível ao toque e guilhotina para corte do comprovante. Permite o cadastro de até duas digitais por colaborador.

Relógio Eletrônico Kurumim

Registro de ponto

Relógio de ponto biométrico, com capacidade para cadastramento de 3 mil digitais, podendo cadastrar até 5 dedos por colaborador. Possui capacidade para leitura de crachá de proximidade, código de barras e acesso através de senhas pessoais.

O relógio de ponto eletrônico Kurumim segue todas as diretrizes estabelecidas pelo MTE, como a emissão de comprovantes para colaboradores, por exemplo.

Relógio Eletrônico IPOINTLINE V2 RWTECH

Registro de ponto

Permite o cadastro de até 15.000 colaboradores e possui 200.000 horas de duração da bateria interna. Para garantir o cumprimento das normas do MTE, é equipado, então, com um sistema antifraude. Também dispõe de um teclado numérico que segue as normas ABNT para deficientes visuais, sendo um aparelho acessível.

Relógio Eletrônico Prisma SF Advanced

Registro de ponto

Se adequa a necessidade da sua empresa, possibilitando o registro por biometria, código de barras, proximidade RFID e Smart Card. (saiba mais sobre a proximidade RFID clicando aqui)

Design moderno e tela sensível ao toque tornam o aparelho elegante para qualquer ambiente.

Seguindo as normas do MTE, há a emissão de comprovantes para os colaboradores. O aparelho conta com um sistema de corte automático, evitando o atolamento da bobina.

Registro de ponto on-line

Registro de Ponto

O registro de ponto on-line é uma novidade que tem ganhado espaço nas empresas, especialmente após o início da pandemia. Por não necessitar de um aparelho físico, esse método possibilita, então, a adesão para funcionários que trabalham remotamente.

Através de um software de ponto, ele registra a jornada de trabalho via aparelhos como smartphones, tablets e notebooks, por exemplo. Entradas, saídas, horas extras e adicionais noturnos são acessados pelo departamento pessoal da empresa através dos relatórios emitidos pelo software.

A DATAPONTO possui um leque de fornecedores de aparelhos e sistemas para registro de ponto, para saber mais, fale com um especialista clicando aqui.

Registro de ponto: relógio cartográfico

Registro de Ponto

 

Um dos métodos de registro de ponto mais tradicionais e conhecidos entre as empresas. O registro de ponto cartográfico é realizado através da impressão de cartões manuais de ponto. É indicado para empresas com um baixo número de funcionários. Em conclusão, por se tratar de um método manual, o acompanhamento de um alto número de funcionários sobrecarregaria o departamento pessoal.

Apesar de econômico, esse método também possibilita fraudes, visto que não é possível garantir que o registro manual tenha sido feito pelo funcionário. Por trazer uma insegurança jurídica, pode comprometer a empresa em possíveis processos trabalhistas, por exemplo. 

Registro de ponto manual

Registro de Ponto

Cada vez menos utilizado, o ponto manual é preenchido pelo próprio funcionário em um livro ou cartão de ponto. Ele depende inteiramente da boa conduta e disciplina dos colaboradores, sendo recomendado para empresas pequenas que precisam controlar as horas. 

Além disso, esse método pode atrapalhar outras demandas do RH, que precisará dispor de um tempo maior para a averiguar a jornada de trabalho. 

Em conclusão, conseguiu escolher o melhor método para registro de ponto? Caso precise de ajuda, nossa equipe de consultores especialistas está disponível para te atender. Clique aqui e fale conosco.

Copyright © 2018 DATAPONTO Qualidade é Prioridade (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para DATAPONTO

Projeto webDNA